Conforme combinado na última aula, após pesquisa sobre Ecologia e Sustentabilidade, faça um comentário sobre a importância de termos um comportamento no dia a dia, em relação ao que consumimos, que seja o mais próximo do sustentável, para que o planeta não seja agredido mais do que já é e assim possamos ter uma melhor qualidade de vida.
Resumindo: Comente: Como devo ser um consumidor sustentável ?
Responda com no máximo 5 linhas suas opiniões, pode mandar uma figura de ilustração se quiser, anexe-a no email.
Esse exercício é uma avaliação que vale nota. Seja solidário e disponibilize seu espaço para seus colegas também fazerem o trabalho, sempre antes consultando os pais e avisando-os dos horários. Se não tiver amigos por perto use o Laboratório de Informática Educatviva da escola, nos horários de pesquisa que são fora do horário de aula normal.
Boa reflexão.
2 comentários:
Sustentabilidade é uma forma de pensamento sistêmico , relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
ecologicamente correto;
economicamente viável;
socialmente justo; e
culturalmente aceito.A Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
O cientista alemão Ernst Haeckel, em 1869, usou pela primeira vez este termo para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
Juliana Ferreira da Silva; Kassianny Santana Souza; Vanessa Marinho Carreiro. Nº 15, 16, 28. 8ªB.
Introdução
O Brasil possui a maior floresta tropical e a maior biodiversidade do mundo. No entanto, toda essa riqueza está ameaçada pela destruição de florestas e de outros ecossistemas por grande projetos, pela expansão de monoculturas de soja e cana e pelo avanço da pecuária.
Uma questão chave para o futuro da humanidade são os efeitos das mudanças climáticas. No contexto internacional, o Brasil é um ator de grande importância na construção de um novo acordo global para conter os efeitos desse fenômeno. Por outro lado, o país está no grupo dos maiores poluidores do mundo quando o que está em jogo são as emissões como resultado das queimadas e do desmatamento. Discutir e apoiar iniciativas que podem mudar esse quadro é uma das principais tarefas da hbs.
A questão da energia também está no centro do debate sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Energias renováveis, como eólica e solar, têm o potencial de substituir fontes tradicionais causadoras de grandes impactos ambientais (hidroelétricas) e enormes emissões de CO2 (carvão). Ao mesmo tempo e, apesar de cara e perigosa, a energia nuclear aparece como uma falsa solução.
Luana Vieira 8{B'. numero 18
Postar um comentário