domingo, 17 de outubro de 2010

Viva todos os Mestres pois são a referência do Professor - 15 de outubro

Dia do Professor 15 outubro 2010


O Imperador da China só se curva diante do professor, veja a importância milenar do professor !!!


Na Índia, os alunos tocam os pés do professor em sinal de reverência.




Começo com um vídeo, abaixo, para sensibilizar o exercício de ser professor:

http://www.youtube.com/watch?v=YZseOuL9bEI&feature=player_embedded

Professor não é o Mestre que aprendeu a ensinar, mas aquele que ensina a aprender. É quem transfere o que sabe e aprende o que ensina ao mesmo tempo que ensina a duvidar daquilo que está ensinando.

O Professor só pode ensinar quando está disposto a aprender seguro do seu conhecimento, ele defende seus alunos contra a sua própria influência. É a personificação da consciência do aluno, pois confirma suas dúvidas, explica o motivo da sua insatisfação e estimula a vontade de melhorar.
Dizem que não se pode ensinar nada a um homem e só é possível ajudá-lo a encontrar as respostas dentro de si mesmo. O bom Professor é aquele que ensina aos homens como se realmente não os ensinasse, propõem lhes coisas que realmente não sabem como se apenas as estivesse esquecido.
O bom Professor é aquele que arranja modos de que o próprio aluno descubra as respostas através de situações-problemas e sabe que, na medida certa, há duas coisas que a experiência deve ensinar:

1. Que é indispensável corrigir-se muito;

2. Que não se deve corrigir demais!


Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.

Fazer é demonstrar o que você sabe.

Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você e que ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
É saber que ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar ou tão sábio que não tenha algo a aprender. O verdadeiro Professor sabe que ensinar é aprender duas vezes.

Um bom Mestre é aquele que tem sempre a preocupação de ensinar o aluno a aprender e a desencilhar-se sozinho, por isso, ser Professor é muito mais do que ser “aquele” que corrige provas.
É ter a profissão que pode transformar o Mundo... É tomar para si a responsabilidade e o poder de moldar mentes, transformar caráter, incutir perseverança, demonstrar o verdadeiro sentido de solidariedade dando esperanças através do conhecimento

O Professor ideal é aquele que admite e aceita que nem sempre é possível fazer tudo ou vencer sempre, devemos admitir que não somos culpados quando, apesar de muito tentar, não conseguimos ensinar um caranguejo a caminhar para frente. Não podemos nos frustar ou encarar o impossível como uma derrota particular.
Jamais devemos jamais acreditar quando alguns inconvenientes nos dizem que "O material escolar mais barato que existe na praça é o Professor", muito pelo contrário o nosso sucesso condiz de conseguirmos seduzir pessoas inteligentes e as fazemos pensar e acreditar que jamais poderão cair. Ninguém jamais conseguirá quantificar a nossa importância e influência.
A Adriana caiu de paraquedas com duas pesadas nas costas na Educação. Na época o inconveniente do paraquedas nem abriu. No início "Nóis confessa" que não fazia o que gostava, mas agora a Boattini ama o que faz!

Adriana deseja a todos um Feliz dia do Professor e a Boattini lembra as sábias palavras de D.Pedro II... “Se não fosse imperador, desejaria ser Professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro” Amém!

http://www.youtube.com/watch?v=7o-dPnD3uAM&feature=player_embedded

Acima,  um link para o vídeo sobre ser professor.


Abaixo, faço uma homenagem aos meus professores da faculdade (PUC-SP)



                                  Professora Zilda Marcia Gricoli Iokoi, de Brasil Colônia


                                    Professor Celso Favaretto foi meu professor de Estética

                          Professor Elias Thomé Saliba, foi meu professor de Teoria da História


Obrigada de coração a todos meus professores, pela dedicação, incentivo e amor pela profissão.

Nenhum comentário: